Blog

Trump elogia design do muro

No final de 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, tuitou sobre uma proposta de construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México – essa que foi uma das grandes bandeiras de sua campanha eleitoral, com o objetivo anunciado de acabar com a imigração ilegal. O presidente elogiou o design da proposta de “tábuas de aço”, declarando ser eficaz e “lindo” (beautiful), ao mesmo tempo.

Como muitas vezes acontece com os tuítes provocadores e polarizadores de Trump, a mensagem gerou uma reação por parte de seus opositores políticos, dos mais destacados aos cidadãos comuns. Neste caso, se destacaram as críticas que vieram de designers.

Críticas para todos os gostos

A imagem trazia um carro (Chevrolet Tahoe) à escala para dar uma ideia do tamanho da barreira. Não é totalmente certo se as medidas estão corretas ou foram exageradas, mas partindo do necessário pressuposto que o tuíte do presidente está totalmente correto, muitos designers começaram criticando a eficácia.

Um conjunto de “tábuas” ou pilares de aço não poderá ser considerado um muro, principalmente porque a distância entre os pilares parece suficientemente larga para uma pessoa poder passar entre elas. Além disso, a barreira tem 12 metros de altura; alguns questionaram que, sendo um elemento bastante alto, o pilar poderá sofrer um pouco com os ventos fortes.

Um crítico de arquitetura em um jornal canadense se perguntou quantas toneladas de concreto seriam necessárias para manter cada uma daquelas estruturas de aço na vertical, imune a qualquer pressão.

Finalmente, alguns designers simplesmente apontam que a beleza está associada a um conceito estético e moral, recusando ver algum tipo de beleza naquele protótipo pois, em suas palavras, a intenção que o sustenta não é bela.

O presidente Trump tem enfrentado grandes dificuldades políticas para cumprir sua promessa de construção de um muro, pois nunca encontrou consenso nem mesmo em seu Partido Republicano.