Materiais especiais e suas caraterísticas

A um nível de fabricação muito especializado, para fins profissionais e industriais, é importante escolher o tipo de metal certo. O site Engineering, a propósito da escolha de ligas metálicas e materiais para o fabrico de rolamentos, elencou as características de alguns tipos de materiais metálicos, que podem ser aplicados em outras indústrias além de rolamentos. Confira.

AISI 440C Stainless Steel

Esse tipo de aço inoxidável é considerado de uso geral. É usado, por exemplo, na fabricação de rolamentos e também em aplicações de máquinas para processamento de comida, semicondutores e equipamentos de limpeza.

É durável em grandes diferenças de temperaturas:

  • o tipo ZZ suporta entre -30 ºC e 150 ºC
  • o tipo 2RS suporta desde -25 ºC até 110 ºC.

AISI 304 Stainless Steel

Este material atua em situações de corrosão elevada e aplicações a temperaturas que o AISI 440C não consegue suportar. Além disso, é resistente a ácidos, como sulfato de amônio, soda cáustica, cloro e outros.

A resistência à corrosão de rolamentos fabricados nessa variante de aço inoxidável é superior ao que se verifica se os rolamentos forem fabricados em AISI 440C.

AISI 630 Stainless Steel

Este material pode ser usado em aplicações de alta carga (“heavy load”) e alta rotação. Se lhe for aplicado um tratamento de calor, pode virar ainda mais resistente. É considerado um tipo de aço para situações mais extremas, comparado com o AISI 304 (na resistência a forças físicas) e com o AISI 440C (na resistência a corrosão).

1T Titanium

Esse tipo de titânio “puro” (não-liga) é muito usado em aplicações militares, médicas, aeronáuticas e até espaciais. Suporta forças até 34,800 psi, suporta temperaturas até 500 ºC e só começa a derreter acima dos 1600 ºC. Incrivelmente, é bastante leve e muito indicado para aplicações médicas pelo fato de ser totalmente anti-alergênico.