A Importância da China

A China é atualmente um dos mercados de produção mais importantes, falando de produtos de metal e metal personalizado. Atualmente, é fácil encontrar os mais diversos produtos chineses em metal e até fazer encomendas pela internet. Saiba como o país se tornou determinante neste setor.

Crescimento industrial

A China iniciou um período de crescimento sem paralelo no último meio século, invertendo suas políticas de forma radical após o falecimento do líder histórico Mao Zedong em 1976 e a subida ao poder, em 1978, de Deng Xiaoping. O novo líder adotou uma política de liberação econômica sob o controle do Estado, que vem permitindo ao país se tornar no primeiro produtor industrial do mundo.

Sendo o país mais populoso da Terra (atualmente com cerca de 1,386 bilhões de habitantes), a China constitui um mercado de trabalho imenso. Com o investimento em fábricas nos mais diversos setores de atividades (sendo a fabricação de artigos em metal uma delas), foi possível empregar milhões e milhões de pessoas. Juntando isso com os baixos salários recebidos pelos trabalhadores (em função do relativo atraso econômico do país), o resultado foi o aparecimento de produtos de consumo com uma qualidade que se adequa perfeitamente a seu baixo preço. A China não domina em todos os setores econômicos, mas sem dúvida se tornou a grande usina de produtos de consumo habitual do planeta.

Presença na internet

Os empresários chineses mais cosmopolitas e atentos ao que acontecia nos Estados Unidos rapidamente entenderam o poder da internet. Da mesma forma como o governo chinês procurou controlar a circulação de informação, empresários criaram portais destinados ao mercado chinês, que viraram empresas gigantes e em alguns casos conseguiram sucesso no exterior. Quem procurar no site chinês Alibaba encontra prateleiras para supermercado em metal, estantes de livros, mostradores de joias e outros artigos para lojas, suportes A4 em metal para mostrar o menu em restaurantes, e muito mais. E encomendar esses artigos metálicos nunca foi tão fácil.