Blog

Indústria de petróleo precisa de soldador

De acordo com um artigo publicado no site Click Petróleo no passado dia 14 de março de 2019, a indústria de petróleo de Macaé/RJ está precisando um soldador. Essa pode ser uma excelente oportunidade de trabalho para um profissional qualificado e com experiência no trabalho com metal.

Detalhes da oferta

O Click Petróleo esclarece que o profissional deve ter ensino técnico ou profissionalizante em soldagem ou pelo menos o Ensino Médio completo. Mas isso não é tudo. Importa ser experiente em “soldagem de aço carbono baixa liga, inox 316 e Superduplex”, saber o que é EQS, RQPS e também a medida de segurança NR34. Deverá também já ter trabalhado em soldagem com “elétrodo revestido e TIG”.

Como se pode ver, é um perfil bem específico e especializado, garantindo a um profissional com as competências e experiências certas uma carreira promissora e de sucesso.

Soldagem no mercado do petróleo

Os técnicos de solda podem trabalhar em refinarias, plataformas, na pré-montagem de tubulação, na fabricação e montagem de dutos e em toda a manutenção e reparação de solda, sempre necessária na indústria petrolífera. Alguns graduados de cursos de soldagem reclamam que as empresas exigem sempre profissionais já com experiência; a solução é buscar estágios, onde seja possível aplicar na prática os conhecimentos teóricos.

Espera-se que a indústria petrolífera seja uma saída importante para os profissionais de solda nos próximos anos. A construção de novas plataformas irá absorver um bom número de profissionais, tal como a fabricação e instalação de tubulação para escoar óleo. Sem contar que novos navios para transporte de petróleo serão necessários, associando a indústria naval à petrolífera – todo um mundo de oportunidades para quem dominar o trabalho em metal.

No mais, e ao contrário do que por vezes se falou, a exploração do petróleo estará para continuar por muitos mais anos, garantindo muita receita e renda para o Brasil.