Blog

Designer vira artista de soldagem

O Journal News, um site jornalístico da cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos da América, conta a interessante história de uma designer gráfica que, ao fim de muitos anos, desenvolveu uma paixão pela soldagem e pela criação de peças artísticas em madeira e vários metais. Seu nome é Kristin Kieffer.

Do design à soldagem

Kieffer trabalhou durante cerca de 25 anos na área do design gráfico e da impressão. Seu principal trabalho foi na Universidade de Miami, entre 2005 e 2017, onde foi responsável pelo centro de impressão e também trabalhava como mentora de criativos (designers, web designers, fotógrafos, etc.). Contudo, seu emprego foi eliminado e ela precisou se virar de outro jeito.

Nesse momento, ela criou sua própria empresa, a Ksquar Design & Metals (com site próprio e presença no Facebook). Os serviços da Ksquar são o design e o trabalho com materiais:

  • madeira
  • aço
  • ferro
  • cobre

Seus clientes buscam objetos de arte para decoração de jardins e exteriores, que ela produz combinando esses vários materiais e recorrendo à soldagem.

Como surgiu a nova paixão?

Começou tudo em 2006, em um “workshop” de soldagem que durou um único dia. Foi o suficiente para ela aprender o básico, permitindo-lhe construir uma treliça de jardim com 1,80 m de altura, em aço. Desde aí, nunca mais parou. Como declarou ao Journal News, “comecei a pensar em coisas que queria fazer e entendi que queria saber mais sobre soldagem”.

Em 2013, encontrou um curso de ferreiro em Cincinnati (estado do Ohio), que incluía ferragem mas também soldagem e fabricação de metal para fins artísticos. Novo passo de gigante em sua criatividade artística; Kieffer queria agora aplicar as novas técnicas aprendidas a suas ideias artísticas.

Com o tempo, veio a ideia de trabalhar o cobre e juntá-lo ao aço, ao ferro e à madeira. A partir de 2015, se juntou a outros ferreiros para criar um espaço comum, dividindo despesas por todos: a “Guilda de Ferreiros de Cincinatti”.