Ideias específicas para UI em 2019

Para além das tendências gerais em web design, que analisamos em outro artigo de nosso site, queremos falar também das ideias específicas e práticas que os designers, e principalmente os especialistas em User Interface (UI), estão aplicando para 2019. Já sabemos que a “responsividade” (a capacidade de um site se adaptar e ser bem visualizado e acesso em ambiente mobile), a indexação e a interatividade são temas importantes, mas em que se traduz o trabalho dos web designers na prática? Confira.

Cobres vibrantes

Está vendo o Instagram? A internet está toda ela ficando um pouco “instagramada”. Uma web mais pensada para o ambiente mobile precisa jogar com cores fortes, e especialmente cores claras, para causar o impacto certo. O uso de cores vibrantes está para ficar mais um tempo, até porque com essa “ferramenta”, cada site e cada designer tem uma oportunidade de se distinguir da concorrência, mesmo que eles também estejam apostando em cores fortes. A criatividade e o trabalho duro irão determinar qual o designer mais capaz.

Design emocional

Crie um impacto emocional em seus leitores e usuários. Eles devem se sentir pessoalmente engajados com sua marca, sua ideia, sua empresa, proposta, produto ou serviço.

Animações

Alguns designers sentem que só agora a internet está atingindo todo seu potencial, com a maioria dos usuários utilizando equipamentos com boas capacidades de processamento e com as próprias ligações de rede permitindo o uso de conteúdos mais elaborados. Animações interativas, explicando um conceito sob todos seus ângulos e perspectivas, permitindo ao usuário visualizar uma ideia e até brincar com ela para entendê-la melhor, são a bola da vez.

Surrealismo e abstrato

Não estamos regressando ao século XX, mas sim dando de novo livre curso às ideias dos designers quando elas permitem atingir aqueles outros objetivos, principalmente o design emocional. O uso de arte abstrata e surreal permite criar uma ideia original e que represente exatamenta a mensagem que queremos passar.