Blog

Aberto curso para metalurgia da soldagem

Em Santa Catarina, estão abertas inscrições para cerca de 1800 vagas em cursos de qualificação profissional, em diversas cidades. A seleção será feita por sorteio público, que será realizado no próximo dia 15 de abril, com a divulgação dos candidatos feita no dia seguinte. Os candidatos terão aí os dias 17, 22 e 23 para fazerem sua matrícula. No Campus de Lages/SC, existem 20 vagas (curso vespertino) para o curso de metalurgia da soldagem de metais ferrosos.

Curso profissional de metalurgia

Os cursos profissionais têm grande procura no mercado de trabalho. As empresas e os empresários estão procurando trabalhadores que já tenham as competências necessárias para aplicar na hora. Não há tempo para ensinar, pacientemente, um aprendiz nas artes de seu ofício. O mercado está evoluindo muito rápido e a empresa não tem tempo a perder. Ainda que ensinar e valorizar os trabalhadores seja considerado um investimento, é o tipo de investimento que a empresa não se pode dar ao luxo de fazer – o trabalhador deve vir já pronto, com o bom caráter pessoal, a qualificação acadêmica necessária e o conhecimento prático indispensável.

É aí que está o valor de um curso profissional como o que está abrindo no Campus de Lages/SC.

Onde pode trabalhar um soldador?

Além da área metalúrgica em geral, o soldador e profissional do trabalho em metal pode atuar em diversas áreas. Os setores petrolífero e petroquímico sempre precisam de quem saiba fazer a correta manutenção de todos os materiais metálicos necessários nessas atividades. A indústria naval pode ser um grande barato, com bons salários, mas nem sempre fácil para encontrar vagas; mas na construção civil é sempre necessário um bom soldador e metalúrgico. Finalmente, até nas indústrias do papel e celulose tem equipamentos precisando um profissional que saiba fazer boas reparações e arrumar soluções com equipamentos em ferro e outros materiais metálicos.